08 junho 2016

Resultados: Luzia ao vivo / Luzia em disco


Vitória esmagadora. A versão ao vivo de Luzia bateu o registo de estúdio por 85% dos votos. A propósito desta votação, disse-se por aí que "os arranjos da versão ao vivo são magníficos" e que "as obras bem feitas são assim: assentam-lhes bem várias versões".

Na verdade, qualquer canção de Diabo na Cruz ao vivo ganharia à versão de estúdio. Mesmo que a Luzia que se apresenta em concerto seja substancialmente diferente da que se ouve no álbum Roque Popular. Ao vivo, Luzia fica mais serena e singela, é tocada ao piano por João Gil até a restante banda se juntar toda para um apoteótico final. O que perde em electricidade ganha na calma, no silêncio e nos espaços que permitem saborear melhor as palavras. É ouvir para acreditar:



2 comentários:

Susana Campino disse...

Pode ser q um dia venha a apreciar mais a versão calma ao vivo...Por enquanto continuo toda contente como número da minoria!!;) Mas admito q aprecio bastante a versão ao vivo... dá-me pra descansar a meio do concerto! :)

Ana disse...

Eu percebo, às vezes sinto saudades daquela melodia na guitarra. Mas quando a ouço ao vivo fico sempre embevecida a cantá-la. É mais forte que eu! E a Luzia é sempre um dos pontos altos dos concertos de Diabo, já não se livram dela (e ainda bem) :)