23 maio 2016

Old Jerusalem e O Pequeno Aquiles

 
Num especial do site A Trompa, o músico Francisco Silva fala da importância que alguns artistas portugueses tiveram na génese do seu projecto Old Jerusalem. Entre eles refere O Pequeno Aquiles (a.k.a. Jorge Cruz):
«A ideia de desenvolver um projecto musical centrado na escrita de canções e cuja designação seria de “Old Jerusalem” terá surgido entre 1999 e 2000. (...) Foi encorajador na altura cruzar-me com o trabalho de alguns artistas que não viam constrangimentos no carácter artesanal e pouco polido da estética “low fi”, principalmente alguns nacionais como os Leeand Me, o Pequeno Aquiles (do Jorge Cruz), os Toast, os Clockwork, os Orange.»
O Pequeno Aquiles foi a primeira vez que o mundo ouviu Jorge Cruz a solo. Em 1999, editou um disco com 10 canções acústicas gravadas na Praia da Barra num Fostex de quatro pistas. Algumas dessas canções foram posteriormente regravadas para o álbum Barra 90 (2011), o último a solo de Jorge Cruz.

2 comentários:

Diogo disse...

e onde se arranja o disco do pequeno aquiles?

Ana disse...

Há algumas faixas soltas no YouTube, mas apenas isso. Comprar só com muita sorte e algum dinheiro. O disco foi de edição limitada, existem somente 300 exemplares espalhados algures por aí. A última vez que esteve à venda na net foi vendido por 50€ (!)